Centro Infantil de Sto Tirso
Projeto Pedagógico
COISAS DA MÚSICA
Ano Letivo 2011/2012
Índice
Introdução
As canções no berço, as músicas de embalar, as cantigas de roda, são uma série de deliciosas experiências compartilhadas que divertem e trazem satisfação à Criança, com grande significado para ela própria, na medida em que aprende sem ser “ensinada. O método tradicional das lições de música deve partir de um contexto que lhe seja familiar. Primeiro o divertimento, através da diversificação de sons a partir de objetos do dia a dia conhecidos.
A seguir vem a técnica, a introdução de instrumentos, a partir do jogo que a Criança inventa até perceber a ligação entre eles as mãos e a voz, juntando-se aos outros, como se dessem as mãos, sentindo prazer e a satisfação no resultado, valorizado pelo elogio dos adultos. A música se por um lado é benéfica para a concentração individual, amplia o mundo da Criança, aproximando-a das outras com segurança emocional, porque se sente compreendida ao partilhar as canções num clima de colaboração e respeito mútuo.
A música tem um grande impacto no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da Fala e motor da Criança. Que melhor estimulo para a sua alfabetização, compreender o significado das palavras, pronunciá-las de forma correta, ao interpretar uma cantiga rimada e repetitiva acompanhada de gestos. Pela primeira vez iniciamos este ano letivo, a música para bebés, como rotina semanal, Assim, com pequenas iniciativas, através do Plano Curricular de Sala, nas Atividades coletivas do Estabelecimento com o apoio da APECIST, a exemplo os Concertos da Foco Musical, iremos trazer a música em destaque, como meio de comunicação de toda a comunidade educativa.
Aos Pais, iremos transmitindo o que se for passando na escola dos seus filhos, pedindo sempre a sua colaboração em gestos simples ou mais refeletidos através deste tema. Desde pegar no seu filho ao colo, abraçá-lo, entoando cantos infantis, até levá-lo a um concerto de música, conforme o gosto e o género.
Número de Crianças
Idade | Nº de Crianças | |
AMAS | 3 meses a 3 anos | 15 |
CRECHE | Bebés | 11 |
1ano | 16 | |
2anos | 20 | |
PrÈ Escolar | 3anos | 21 |
4anos | 21 | |
5anos | 24 | |
Total | 128 |
Constituição das Equipas
Sala dos bebés
· Educadora: Dulce Renata Alves
· Assistentes Operacionais: Teresa Fonseca, Alcina Silva
· Assistente Operacional de apoio: Silvina Pereira
Sala 1 ano
· Educadora: Alexandra Gomes
· Assistentes Operacionais: Graça Braga, Vera Silva
Sala 2 anos
· Educadora: Fátima Pinto
· Assistentes Operacionais: Fátima Fonseca, Fátima Castro
· Brazilina Sousa
Sala 3 anos
· Educadora: Teresa Pimenta
· Assistentes Operacionais: Anabela Areal, Teresa Santos e Marta Dias
· Assistente Operacional de apoio: Olinda Ferreira
Sala 4 anos
· Educadora: Cristina Baia
· Assistentes Operacionais: Assunção Sousa e Fabíola Oliveira
· Assistente Operacional de apoio: Gorete Santos
Sala 5 anos
· Educadora: Alda Monteiro
· Assistentes Operacionais: Irene Nóbrega e Teresa Leça
· Assistente Operacional de apoio: Carmina Azevedo
Área de Projetos
· Educadora: Manuela Ferreira
Intervenção Precoce
· Educadora: Susana Exposto
Temos quatro crianças com N.E.E
Apoio às Amas e á Coordenação Pedagógica
· Educadora: Manuela Ferreira
Horários
Ø Educadoras de Infância
De 2ª-feira a 5ª-feira
Horário Letivo
· 09h00 – 13h00 e 15h00 – 16h00
Horário não Letivo
· 14h00 – 15h00 e 16h00 – 17h00
6ª-feira
· 09h00 – 14h00 e 13h30 – 18h30 *
*Horário da tarde com uma Educadora em rotatividade
Atendimento aos pais (2ª-feira a 5ª-feira)
16h00 – 18h00 (Uma Educadora por dia e por resposta social)
Ø Assistentes Operacionais (Rotatividade Mensal)
Pré escolar
· 07h30 – 12h00 e 14h00 – 16h30 Uma
· 08h00 – 12h30 e 14h00 – 16h30 Uma
· 09h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30 Uma
· 09h30 – 13h00 e 14h30 – 18h00 Uma
· 10h30 – 14h00 e 15h00 – 18h30 Três
Creche
· 07h30 – 12h00 – 14h00 – 16h30 Duas
· 08h00 – 12h30 – 14h00 – 16h30 Uma
· 09h30 – 13h00 – 14h30 – 18h00 Duas
· 10h30 – 14h00 – 15h00 – 18h30 Três
Ø Assistentes Operacionais de Apoio
Pré escolar
· 07h30 – 12h30 e 14h00 – 16h00 Uma
· 09h30 – 13h30 e 14h30 – 17h30 Uma
· 10h00 – 14h00 e 15h00 – 18h00 Uma
· 09h00 – 14h00 e 15h00 – 17h00 Uma
Creche
· 10h00 – 14h00 e 15h00 – 18h00 Uma
Ø Administrativo
Assistente Operacional: Adriana Silva
· 09h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30
· 09h00 – 12h30 e 15h00 – 18h30*
*Do dia 1 a 8 de cada mês (pagamento das mensalidades)
Plano Anual De Atividades 2011/2012
Atividades Complementares 2011/2012
Projetos Inovadores a Desenvolver
Neste Ano Letivo
Proteção Civil
Objetivos:
· Promover comportamentos de prevenção rodoviária.
· Promover conhecimentos básicos de orientação espacial.
· Divulgar profissões e organismos implicados na Proteção Civil.
· Sensibilizar para a proteção florestal recorrendo aos espaços exteriores da Instituição.
Projeto Eco Escolas:
· Promover o desenvolvimento da consciência ecológica contribuindo para uma melhoria do ambiente da escola e da Comunidade.
· Promover o desenvolvimento de cidadania que permite melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.
· Promover o desenvolvimento de uma cultura coerente ambiental.
Projeto Minigolfe:
· Promover o gosto pela prática desportiva numa perspetiva de hábitos de vida saudável.
· Promover a divulgação do mini-golfe como uma modalidade acessível a todos.
Projeto da Biblioteca:
· Promover o desenvolvimento de hábitos de leitura.
· Promover o contacto prazeiroso com os livros e a linguagem escrita.
Projeto Espelho Meu
Pressuposto: A Equipa de Saúde Escolar do C.S.STº Tirso, reuniu com o Pré-escolar e Escolas, do âmbito geográfica, manifestando o interesse e disponibilidade para uma colaboração mútua, com base em preocupações comuns, no que concerne ao bem estar e autonomia das Crianças, em contexto educativo. De entre os vários projetos propostos, pela Equipa de Saúde Escolar, elegemos 4, por nos parecerem os mais ajustados ao grupo e mais comuns, no diálogo com as Famílias.
Objetivo: sensibilizar e contribuir para a criação de hábitos, que melhorem a socialização das crianças, beneficiando individualmente de maior autonomia.
Participantes: 47 + 66 crianças.
Os Encarregados de Educação e Equipa de Colaboradores do CIST.
Articulação com a Equipe de Saúde é feita pela Edc. Manuela Ferreira
Projeto 1: NÃO VOA NEM SALTA.
Ações a definir, pela Creche e pelo Pré-escolar.
Projeto 2: LIMPO E CHEIROSO.
Ações a definir, pela Creche e pelo Pré-escolar
Projeto 3: DENTOLAS.
Ações a definir, pela Creche e pelo Pré-escolar.
Projeto 4: PROMOVE A SEGURANÇA.
Ações a definir, pela Creche e pelo Pré-escolar.
Formação
A atualização de conhecimentos e a formação continuada das Colaboradoras do CIST é equacionada, todos os anos internamente. Pois se por um lado será importante que o nosso corpo docente se atualize, no sentido de alargar os horizontes da educação, na ambivalência tolerância/exigência, não será menos importante que as Assistentes Operacionais, que embora sem formação teórica, possuem um saber experimentado, mas que carece de reflexão e discussão á luz de outras experiências na mesma área de trabalho, novos valores no acompanhamento educativo e outro rigor nos cuidados com as Crianças e Atendimento aos Pais.
Durante este ano letivo, internamente, iremos manter a discussão em torno do Manual de Qualidade da Creche, cujos Processos temos vindo a aplicar na Creche e a adaptar, também para o Pré-escolar. Esta formação irá gerar uma maior participação gradual, das Assistentes Operacionais, por quanto, tem tido até ao momento atual e continuará a ter, a atenção e o esforço das Docentes. Estamos certos que os Encarregados de Educação já se aperceberam das mudanças, esperando que para melhor.
Externamente procuraremos obter formação, nas áreas e meios em que haja oportunidade, com especial enfoque para os 1ºs socorros e para a higiéne e segurança no trabalho. Numa 1ª fase esperamos encontrar na comunidade formação disponível, interessante e motivadora.
Nesta perspetiva, existem já contactos, com o Centro de Formação das Novas Oportunidades da Câmara Municipal de Sto.Tirso, e solicitaremos a colaboração da Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Sto.Tirso, no âmbito da articulação institucional e multidisciplinar, já iniciada. No entanto, e mais importante que todos os planos de formação, é que cada Colaboradora interiorize, uma atitude pró ativa na formação, estabelecendo uma ligação entre a aquisição de novos conhecimentos e a sua prática do dia a dia, equacionando as mudanças possíveis no imediato pelas quais se possa responsabilizar, desde que não dependam de condições exteriores, á sua vontade.
APECIST
Associação de Pais e Encarregados de Educação do CIST
De acordo com os seus estatutos, no 1º período do ano letivo corrente serão eleitos os elementos que constituirão os corpos sociais da Associação cuja legitimidade durará até ao início do próximo ano letivo 2011/2012.
Após eleita a nova gerência, o Diretor do CIST, informará a Direção da APECIST, sobre o Projeto Pedagógico do ano letivo 2010/2011, solicitando colaboração para o seu desenvolvimento e enriquecimento, nomeadamente, nos seguintes aspetos:
· Atividades extracurriculares.
· Projetos a desenvolver e diferentes ações decorrentes.
· Atividades que envolvam, toda a comunidade educativa.
· Superação de dificuldades várias, para a prossecução das atividades programadas ou a programar.
· Melhoria do ambiente educativo, por solicitação do Diretor, ou por sugestão da APECIST, desde que coerente com a estratégia do Estabelecimento.
· Integração na comunidade, através do reforço de parcerias criativas e contactos de individualidades, que potenciem, um serviço de qualidade, solidário e sustentável.
· Contribuir para a colaboração voluntária dos Pais, para o sucesso das atividades coletivas.
Os conteúdos da colaboração da Associação de Pais com o CIST, serão formalmente decididos, em reuniões, que irão decorrer ao longo do ano letivo, podendo ser da iniciativa de ambas as personalidades. A cada reunião cujas matérias discutidas, decisões e conclusões, serão registados em ata.
O papel que uma Associação de Pais desempenha, num Estabelecimento Público, sendo um desígnio legal, é um exercício democrático, de elevada Cidadania. Para dizer que, é com muita expectativa que ansiamos pela eleição da nova Direção, e que estou certo, que os Encarregados de Educação, em breve cessantes, cuidarão de transmitir aos próximos o valor da Solidariedade que nos transmitiram, na forma como acrescentaram uma mais valia á missão do CIST, de contribuir para o desenvolvimento harmonioso das Crianças, em colaboração com as suas Famílias.
Reuniões
De Pais:
· Com todos os Pais e o Diretor no início do ano letivo.
· Com os Pais das Crianças de cada Sala e a Equipa Pedagógica, no início do Ano e no final de cada período letivo.
· Contacto entre os Pais e a Equipa, diariamente.
· Contacto com as Educadoras, por marcação prévia
Conselho Técnico Interno:
· Oito reuniões a realizarem ao longo do ano letivo promovidas pelo Diretor com a participação de 7 colaboradores, sendo que 4 elementos são rotativos
Coordenação Pedagógica:
· Reunião semanal promovida pelo Diretor com as docentes do estabelecimento
Associação de Pais:
· Diretor com a Direção da Associação de Pais do Centro Infantil de S. Tirso
Comunidade
Articulação Institucional e Multidisciplinar, entre os Técnicos e Responsáveis por Serviços e Instituições locais, com vista a um melhor acompanhamento das diferentes problemáticas individuais ou gerais, com o objetivo a potenciar os recursos, no atendimento às crianças e suas famílias.
· Apoio de 1 Educadora de Intervenção precoce do Ministério da Educação, para que em articulação com a Educadora regular, favorecer as aprendizagens das crianças com deficiência.
· Organização da Festa anual de Animação para a 1ª e 2ª Infância em Sto Tirso.
· Colaboração em eventos promovidos por outras Instituições
· Participação na Rede Social de Apoio.
· Organização de um Torneio de Minigolfe.
Parcerias a dar continuidade neste ano letivo
· Associação de Pais do C.I.S.T.
· Câmara Municipal de Sto Tirso
· Junta de Freguesia de Sto Tirso